-
Arquitetos: Rallar Arkitekter
- Área: 60 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Per Berntsen
-
Fabricantes: Bergene Holm AS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi construído por 22 estudantes de arquitetura da NTNU, através do grupo Rallar Arkitekter. Constitui-se de um pavilhão construído para ser um novo ponto de encontro para os cidadãos de Rjukan. É aberto todos os dias, 24 horas, e também conta com uma exposição de fotos de Rjukan no passado e no presente.
Foi construído em duas semanas, sendo que o planejamento levou mais de 10 meses. Os seis estudantes de arquitetura encontraram as autoridades em planejamento locais, em setembro de 2012, para discutir o possível projeto. A prefeitura estava disposta a financiar o mesmo, desde que o projeto e a construção fossem realizados pelos estudantes. A missão foi, então, lançada, e os próprios estudantes tiveram que decidir o que construir. O objetivo final do projeto era dar às pessoas um novo ponto de encontro que representasse algo novo e desafiante a esta cidade histórica.
A distintiva construção foi feita com 4.000 elementos de 73 milímetros x 73 milímetros de pinho, aparafusados em uma grelha tridimensional. As fachadas foram cobertas com vidro acrílico transparente. O revestimento cobre do vento e da chuva, e aquece internamente, sem necessidade de remover a transparência e o contato com o exterior. A construção de madeira cria um espaço aberto voltada à praça da cidade, e um espaço mais fechado, contendo as exposições. Existem diferentes possibilidades para reuniões informais em torno do pavilhão.
Todo ele é iluminado por fitas de LED montadas em sua parte superior. A cor destas luzes é mutável e pode criar estados de espírito diferentes, dependendo do uso e dos acontecimentos regionais típicos. A sala de exposições é iluminada por pontos de LED também. Juntos, isso faz com que o novo edifício ícone de Rjukan seja uma lanterna na cidade. Por enquanto, cabe ao povo de Rjukan decidir como utilizarão a edificação futuramente.